segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Alterações Climáticas

     As alterações climáticas são acontecimentos naturais, que ocorrem desde sempre. Contudo, durante o último século, as alterações registadas têm sido mais pronunciadas do que em qualquer período registado até ao momento. Tal facto é resultado da intensificação das intervenções humanas sobre o meio natural, com impactes negativos.

Efeito de Estufa
    A atmosfera é constituída principalmente por oxigénio e azoto (cerca de 99% da sua composição), vapor de água e dióxido de carbono, entre outros componentes.
    Na atmosfera, o vapor de água e o dióxido de carbono, entre outras funções, funcionam como um “cobertor”, que mantém a superfície da Terra como uma temperatura amena (média 15ºC). Se tal não acontecesse, a temperatura média da Terra seria muito mais baixa (cerca de -20ºC). É o chamado efeito estufa.
  • Gases com efeito de estufa: Dióxido de carbono, vapor de água e metano.
  • Gases sem efeito de estufa: Azoto e oxigénio.

    O efeito de estufa é assim um fenómeno muito importante para a manutenção da vida na Terra. Contudo, se for muito intenso, tem o efeito contrário. O planeta fica demasiado quente.

    Atualmente, o impato das actividades humanas no ambiente é enorme, e o consequente aumento das emissões de dióxido de carbono tem vindo a intensificar o efeito de estufa, contribuindo para o aumento da temperatura média da superfície da Terra.

Consequências das alterações climáticas   
    Efeitos como o aumento da temperatura, degelo, subida do nível médio do mar, escassez da água, aumento da erosão, alterações diretas e/ou indiretas nos usos e capacidade dos solos, aumento da frequência de fenómenos meteorológicos extremos como secas, cheias ou ondas de calor, maior risco de incêndio, entre muitos outros, serão cada vez mais visíveis e frequentes, com consequências económicas, sociais e ambientais.

O que podemos fazer para combater as Alterações climáticas?
    Não obstante as medidas tomadas pelos países a nível mundial, nomeadamente e assinatura do Protocolo de Quioto (1997), através do qual foram definidas metas e prazos para que os países desenvolvidos reduzem as suas emissões de gases com efeito de estufa, entre os quais Portugal, todos nós podemos contribuir para a diminuição deste fenómeno:

Combatendo as alterações climáticas
  • Utiliza lâmpadas economizadoras e desliga as lâmpadas e equipamentos quando não são necessários;   Utiliza os transportes públicos;
  • Cumpre os limites de velocidade, pois assim diminuis as emissões de gases com efeito de estufa do teu veículo;
  • Compra electrodomésticos com boa eficiência energética (as categorias A e AA são as mais eficientes no mercado);
  • Deixa entrar solo em casa durante o Inverno, para aproveitar as luz solar para aquecimento.
CM Loulé

1 comentário:

  1. Mais um trabalho que se pode aplaudir em pé.
    Vou partilhar com referência ao vosso espaço.
    FIRESHELTER52

    ResponderEliminar