quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Comemoração do Dia Internacional da Protecção Civil em Loulé


No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Protecção Civil - 1 de Março, a Câmara Municipal de Loulé através do seu Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC) irá estar presente na Avenida José da Costa Mealha em Loulé com uma tenda de Informação Pública, no período das 9 às 18h. Esta iniciativa conta também com a colaboração das as entidades protocoladas com o Municipio de Loulé do âmbito da Protecção Civil, nomeadamente a Equipa Canina de Resgate do Algarve (ECRA) e o Rádio Amador Clube de Loulé.   
Atendendo ao facto de se assinalar, ao longo do ano de 2012, o “Ano Europeu para o Envelhecimento Ativo e Diálogo entre as Gerações”, foi decidido destacar, para esta efeméride, a temática “Proteção Civil: Cuidados especiais com a pessoa idosa”, que por inerência contemplará também a problemática dos acidentes domésticos. Assim sendo, neste dia irá realizar-se um simulacro no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Loulé por volta da 10h30m, de forma a testar e verificar a operacionalidade do plano de emergência e rotinar procedimentos das diferentes equipas participantes, o simulacro conta com a participação dos Bombeiros de Loulé, GNR, ECRA e SMPC.

No dia 9 de Março vai realizar-se uma Conferência Intermunicipal: SISMO 1755, e se fosse HOJE?, em S. Brás de Alportel, promovida pelo Municipio de Loulé e São Brás através dos seus Serviços Municipais de Protecção Civil. Com esta Conferencia, pretende-se alertar e refletir em conjunto sobre esta temática, procurando encontrar respostas para os urgentes desafios: quais as respostas da sociedade atual? Estaremos hoje preparados? Mas o que de facto aconteceu? Como se agiu naquela época? Quais foram os danos? O que aconteceu no Algarve? E se a história se repetir? E se o SISMO ocorrer HOJE!  A iniciativa inédita no Algarve, porquanto se constitui sob forma de uma parceria intermunicipal pretende ainda fomentar uma aproximação entre serviços municipais de proteção civil  vizinhos, possibilitando o profícuo trabalho em equipa e a preparação de uma estratégia de cooperação conjunta, fundamental em caso de emergência.

Sem comentários:

Enviar um comentário