terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Dia Internacional da Protecão Civil - Radioamadorismo

           No próximo dia 1 de Março - Dia  Internacional da Protecção Civil irá estar presente na Avenida José da Costa Mealha em Loulé com uma tenda de Informação Pública, no período das 9 às 18h. Esta iniciativa conta também com a colaboração das as entidades protocoladas com o Municipio de Loulé do âmbito da Protecção Civil,  a Equipa Canina de Resgate do Algarve (ECRA) e o Rádioamador Clube de Loulé (RCL). 

           O radioamadorismo pode ser considerado um passatempo de cariz científico, onde são levado a cabo ensaios de transmissão e recepção de ondas electromagnéticas, bem como a criação e aperfeiçoamento de novos modos e protocolos de comunicação de sinais, voz, dados ou imagem, em frequências compreendidas entre 30 kHz e 4 GHz. Em Portugal é regulado e supervisionado pela ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações).
            Nas situações de emergência os Radioamadores podem desempenhar um papel significativo, na substituição de grande parte dos meios de comunicação habituais, tornados inoperantes face a Acidentes e catástrofes naturais ou tecnológica. Nessas ocorrências os Radioamadores têm e podem actuar em todo o mundo, criando “redes de emergência” apoiadas por equipamentos de amador, colaborando posteriormente, na medida do possível, na recuperação de outros meios de comunicação.
            A actividade dos Radioamadores, é um serviço de utilidade pública reconhecido em todo o mundo, tem a particularidade de usufruir de 9 faixas de frequências em HF (ondas curtas), permitindo contactos a qualquer hora do dia ou da noite e a qualquer distância.

Filme antigo sobre radioamadorismo
 
Wikipedia /RCL /ARVM

Sem comentários:

Enviar um comentário