O 112 é o número de telefone de
emergência único europeu, disponível
em toda a UE, a título gratuito.
Acidentes podem acontecer em
qualquer lugar e a qualquer hora. Pode acontecer quando estiver a visitar um
país da UE ou em casa. Caso
esteja envolvido, ou testemunhe, um acidente, presencie um incêndio ou um roubo
no local, saberia qual o número de emergência para qual ligar?
Acessível
a partir de telefones fixos e móveis - 112 Lembre-se!
Você
pode ligar para o 112:
• Para contactar com qualquer serviço de
emergência;
• Em qualquer país da UE;
• A partir de telefones fixos, inclusive
telefones públicos ou telemóveis;
• É gratuito;
O 112 não substitui os números de
emergência nacionais. Na maioria dos países, actua juntamente com os números
nacionais existentes. No entanto, Dinamarca, Finlândia, Países Baixos,
Portugal, Suécia, Malta e Roménia optaram por 112 como o número de emergência
nacional principal.
O 112 também é usado em alguns
países fora da EU (como a Suíça e África do Sul) e está disponível
em todo o mundo em redes móveis GSM.
Quando pode ligar para o 112?
Pode ligar para o 112 em qualquer
emergência que necessite de uma ambulância, de bombeiros ou da polícia. Por
exemplo, se testemunhar um acidente de viação grave, observar um prédio em
chamas ou uma casa a ser arrombada.
Não ligue para o 112 para obter
informações sobre o trânsito, previsões meteorológicas, informações gerais e
consultas.
Chamadas desnecessárias podem
sobrecarregar o sistema e colocar em risco a vida daqueles que realmente
precisam de ajuda de emergência.
Chamadas falsas também podem afectar
a resposta a emergências reais.
O que acontece quando liga
112?
Um operador devidamente treinado irá
atender a sua chamada. Dependendo do tipo de emergência o operador poderá
tratar o seu pedido ou transferir para um serviço de emergência mais
apropriado, por exemplo para um médico em caso de doença ou trauma.
Durante o atendimento será
solicitado o seu endereço e número de contacto. É necessário identificar os
utilizadores do serviço em particular para evitar o registo de ocorrências em
duplicado.
Não desligue mesmo que ligue 112 por
engano! Diga ao operador que está tudo bem e que foi engano. De outra forma
poderão ser enviados meios de assistência para verificação de que está tudo bem.
Ministério da Administração Interna
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