O 112 é o número de telefone de
emergência único europeu, disponível
em toda a UE, a título gratuito.
Acidentes podem acontecer em
qualquer lugar e a qualquer hora. Pode acontecer quando estiver a visitar um
país da UE ou em casa. Caso
esteja envolvido, ou testemunhe, um acidente, presencie um incêndio ou um roubo
no local, saberia qual o número de emergência para qual ligar?
Acessível
a partir de telefones fixos e móveis - 112 Lembre-se!
Você
pode ligar para o 112:
• Para contactar com qualquer serviço de
emergência;
• Em qualquer país da UE;
• A partir de telefones fixos, inclusive
telefones públicos ou telemóveis;
• É gratuito;
O 112 também é usado em alguns
países fora da EU (como a Suíça e África do Sul) e está disponível
em todo o mundo em redes móveis GSM.
Quando pode ligar para o 112?

Não ligue para o 112 para obter
informações sobre o trânsito, previsões meteorológicas, informações gerais e
consultas.
Chamadas desnecessárias podem
sobrecarregar o sistema e colocar em risco a vida daqueles que realmente
precisam de ajuda de emergência.
Chamadas falsas também podem afectar
a resposta a emergências reais.
O que acontece quando liga
112?
Um operador devidamente treinado irá
atender a sua chamada. Dependendo do tipo de emergência o operador poderá
tratar o seu pedido ou transferir para um serviço de emergência mais
apropriado, por exemplo para um médico em caso de doença ou trauma.
Durante o atendimento será
solicitado o seu endereço e número de contacto. É necessário identificar os
utilizadores do serviço em particular para evitar o registo de ocorrências em
duplicado.
Não desligue mesmo que ligue 112 por
engano! Diga ao operador que está tudo bem e que foi engano. De outra forma
poderão ser enviados meios de assistência para verificação de que está tudo bem.
Ministério da Administração Interna
Sem comentários:
Enviar um comentário