terça-feira, 15 de março de 2011

I Jornadas Internacionais de Busca e Salvamento de Loulé

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Protecção Civil (1 de Março), o Serviço Municipal de Protecção Civil de Loulé (SMPC Loulé) numa parceria com a Equipa Canina de Resgate do Algarve (ECRA) organizou as I Jornadas Internacionais de Busca e Salvamento de Loulé, que se realizaram nos dias 11, 12 e 13 de Março no concelho de Loulé.

As jornadas iniciaram-se com a assinatura do protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Loulé / SMPC e a ECRA, onde se visa o apoio ao socorro e assistência no território do município assim como a intervenção em situações de acidente grave o catástrofe onde seja necessário socorrer pessoas em perigo ou em situação de desaparecimento.


Ainda no dia 11 foi feita a recepção das várias equipas vindas de vários pontos de Portugal e Espanha. Seguindo-se a palestra “Importância dos Cães de Busca e Salvamento em Catástrofes” que se realizou na Biblioteca Municipal de Loulé, que teve bastante adesão, onde se pode contar com a participação dos oradores Eng.º Rui Graça (Autoridade Nacional de Protecção Civil), Major Costa Pinto (Grupo de Intervenção Cinotécnico da Guarda Nacional Republicana), do Dr. Sergio Romera Sanz (Unidad de Resgate y Salvamento Canino de Aragón) e do Cabo 1º António del Puerto Rosas (Equipo Cinológico de Resgate de la octava zona de la Guardiã Civil de Aragón).


No dia 12 deu-se início pela manha aos trabalhos das equipas em cenário de grandes áreas e escombros, na freguesia de Alte mais propriamente no sítio da Rocha Amarela, tendo os trabalhos prorrogado por todo o dia e grande parte da noite.



No dia 13 as equipas tiveram como cenário do trabalho a pedreira BETADOT onde seguidamente ocorreu um simulacro com vários agentes da Protecção Civil. O cenário criado foi a busca de 4 trabalhadores que ficaram soterrados enquanto laboravam na exploração.


Nas jornadas estiveram envolvidas cerca de oitenta elementos, 32 binómios e variais entidades. Para a primeira edição, foi opinião de todos que a iniciativa correu bastante bem, devendo ser repetida.

Estás jornadas contaram com o apoio e colaboração de várias entidades, Junta de Freguesia de Alte, Bombeiros Municipais de Loulé, Autoridade Nacional de Protecção Civil, Guarda Nacional Republicana, Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, Unidad de resgate y Salvamento Canino de Aragón (URCA) Corpo Nacional de Escutas – agrupamento 290, Exercito – regimento de Infantaria nº1 e a Betadot – Brita e Betões S.A.

1 comentário:

  1. GOSTEI DE PARTICIPAR....
    ADMIRO A CORAGEM E TANTO ESFORÇO...
    GOSTARIA DE VER REPETIDO....

    ResponderEliminar