sexta-feira, 31 de outubro de 2014

“Na Escola em Segurança - A Proteção Civil Começa Na Escola"



A Câmara Municipal de Loulé, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil no âmbito das suas competências para prevenção e segurança deu inicio no mês de Outubro à Acão de Sensibilização “Na Escola em Segurança – A Proteção Civil Começa Na Escola” dirigida à toda a comunidade escolar do 1º Ciclo do concelho e será realizada durante o decorrer do ano letivo, contando com a parceria da Guarda Nacional Republicana.



Tem sido apanágio do Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé apostar numa cultura de Segurança e Proteção Civil nos estabelecimentos de ensino do Concelho.

Assim sendo, esta ação visa, essencialmente, informar e sensibilizar a comunidade escolar (Alunos, Professores e Auxiliares de Educação) do 1º Ciclo acerca dos procedimentos a adotar, em caso de acidente grave ou catástrofe, sendo desta forma o primeiro contacto dos alunos com esta temática de importância vital para a sociedade.



Os conteúdos pedagógicos a abordar são os seguintes: o conceito de Proteção Civil e os seus Agentes; Riscos; Medidas de Auto Proteção em caso de incendio, sismo e tornado; procedimentos de evacuação e comportamentos gerais de segurança. A ação é composta por uma parte teórica e uma parte prática (onde serão efetuados os procedimentos de evacuação para o ponto de encontro).



Uma comunidade informada é uma comunidade preparada, e a melhor forma de cada um poder intervir é estar advertido no que respeita aos riscos existentes no seu meio, assim como dos procedimentos de autoproteção que se devem adotar, podendo assim minimizar os danos provenientes de uma situação inusitada.

Sem comentários:

Enviar um comentário