terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Processionária

Processionária em áreas urbanas e periurbanas
Aspectos gerais da processionária-do-pinheiro, vulgo "lagarta-do-pinheiro". Métodos de controlo aconselhados em zonas habitadas.
 

Aspetos gerais
      Trata-se de um inseto desfolhador dos pinheiros Pinus spp. e cedros. Os ataques variam de intensidade de acordo com os seus níveis populacionais, fortemente influenciados pelas condições climáticas.
      Em termos de produção lenhosa, verifica-se uma redução do crescimento das árvores no período em que ficam desfolhadas. No entanto, à exceção de ataques sucessivos em árvores jovens, estas, em geral, recuperam e não morrem.
      Em termos de saúde pública, a processionária pode representar, no entanto, um problema sério, sobretudo em anos de níveis populacionais elevados e junto a locais habitados.

      Em termos de produção lenhosa, verifica-se uma redução do crescimento das árvores no período em que ficam desfolhadas. Como todos os insetos, a processionária-do-pinheiro desenvolve-se passando por fases que são:

  • ovo; 
  • lagarta; 
  • pupa ou crisálida (casulo);
  • inseto adulto (borboleta).

       As lagartas passam por 5 estádios de crescimento. A partir do 3º estádio possuem pelos urticantes que causam alergias na pele, globo ocular e aparelho respiratório.
      Estas alergias são sempre muito desagradáveis e podem ter consequências graves, dependendo da sensibilidade da pessoa atingida.
 

fonte:icnf

Sem comentários:

Enviar um comentário