A Reciclagem é o processo que permite transformar os resíduos em matérias-primas que serão reincorporados nos processos produtivos de novos produtos.
Deste modo, a reciclagem permite diminuir a quantidade de resíduos depositados em aterro sanitário, a reintrodução e reaproveitamento de matérias – prima e a poupança de recursos naturais e energéticos.
Deposição Selectiva
Os diferentes tipos de resíduos, para serem reciclados, têm que ser separados dos restantes resíduos e depositados em locais próprios. No caso do papel e cartão, vidro, plástico e metal, os mesmos devem ser depositados nos ecopontos.
Os Ecopontos são constituídos, normalmente, por três contentores para recolha selectiva dos resíduos produzidos.
Cada contentor está associado a uma cor para facilitar a separação dos resíduos:
Amarelo – Embalagens plásticas e metálicas
Azul – Papel e cartão
Verde – Vidro
Laranja – Óleo alimentar
Junto a alguns ecopontos e estabelecimentos comerciais pode-se também encontrar o Pilhão, contentor para disposição de pilhas usadas, assim como o Oleão que se destina a recolha de óleos alimentares domésticos
Depois de recolhidos, os resíduos recicláveis são transportados para as estações de triagem, onde são novamente separados, por tipo de material, e enfardados, sendo posteriormente encaminhados para os pontos de reciclagem.
CML
Sem comentários:
Enviar um comentário